Pin-up x Rockabilly

15 abril 2014


Nesse final de semana tive uma conversa com meu noivo mais ou menos assim:

- Você está muito Pin-up.
- Não, não estou.
- Está sim.
- Pin-up não é assim, estou Rockabilly.

O que me fez pensar, qual a diferença entre o estilo Rockabilly e o Pin-up? Existe uma linha nem tão tênue assim, mas muita gente não faz ideia da diferença.

ROCKABILLY 

O termo Rockabilly é uma referencia a musica country, então vamos dizer que o Rockabilly era um estilo de pessoas do interior, que gostavam do country e aderiam ao estilo.
O estilo foi "criado" lá por 1955, antes disso eram só adolescentes sendo adolescentes e usando roupas que os faziam parecer rebeldes (vide Rebel Without a Cause)
A diferença mais visível entre os dois estilos é que existem homens Rockabilly  também( ver um homem vestido de Pin-up não seria lá muito agradável, hahaha).

O que diferencia: Xadrez, jeans, poá, couro, suspensório, cores sóbrias, roupas mais comportadas, acessórios no cabelo...

Influencias: Elvis Presley, Johnny Cash, Wanda Jackson e várias outras bandas Rockabilly...









PIN-UP

Pin-ups eram modelos que produziam imagens sensuais em grande escala e que exercem até hoje grande influencia na cultura pop. As mulheres consideradas Pin-ups são geralmente modelos e atrizes, mas também podemos encontrar outros tipos de Pin-ups mais comportadas(mas mesmo assim sensuais).
Pin-up também pode se referir a desenhos, pinturas e outras ilustrações feitas por imitação ao estilo de fotos. Mas estamos focando no Pin-up como um estilo feminino. O estilo Pin-up é datado a partir de 1890 mas o termo Pin-up surgiu em inglês somente em 1941.

O que diferencia: Roupas mais justas e curtas, valorização do corpo feminino, sensualidade, retrô. O estilo pode variar, militar, romântico, mais sexy, mais retrô, rocker...

Influencias: Marilyn Monroe Brigitte Bardot, Greta Garbo, Clara Bow, Betty Grable, Myrna Loy e outras infinidades de mulheres. No Wikipédia até tem uma lista bem legal com as mulheres que se destacaram em cada década.











7 comentários:

  1. Sempre com idéias fabulosas! muito boa a publicaçao, nao conhecia bem esse assunto. Acho demais esses vestidos dessa época. Bolinhas , bustie, rendas... Lindo mesmo! bjsss

    ResponderExcluir
  2. Olha que legal vc esclarecer isso pra gente... =)
    eu sempre tive dúvida... :D

    Um beijo

    http://misslittlepanda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. oi gatinha, adorei o post muito bem explicado! parabéns !!!

    ResponderExcluir
  4. Eu sabia que tinha diferenças, só não sabia quais hehe. Uso o estilo Rockabilly e nem sabia hehe. Pin-up é fofo, porém gosto mais da make do que das roupas, já que não gosto de roupas muito curtas e justas. Prefiro os desenhos pin-up ;)
    Beijinhos

    http://vidasempretoebranco.blogpsot.com

    ResponderExcluir
  5. De fato a primeira vista não tem diferença, mas depois que se ver mais de perto tem diferença sim.
    Blog ArroJada

    ResponderExcluir
  6. gostei de saber a diferença
    seguindo seu blog pode retribuir?
    www.portaldebeleza.com

    ResponderExcluir